Qual a Primeira Coisa Entender Para Fazer um Concurso Público

O planejamento antes de você começar a encarar um concurso público é de suma importância. Tão importante como planejar uma viajem, onde muitas pessoas têm como um hobby. Essas mesmas pessoas por mais que tenham experiência, sempre estão planejando cuidadosamente suas viagens, para então aproveitarem o máximo possível na sua jornada, provando novas iguarias, passando por cartões postais.

Na maioria das vezes os viajantes têm em mãos muitas informações, aplicativos, ferramentas, mas mesmo assim encontram alguns problemas e dificuldades para desenvolver seu plano de viajem. Isso acontece pois é bem mais tranquilo administrar o espaço, mas não é tão fácil administrar o tempo.

As pessoas conseguem falar exatamente qual o local ou espaço que vão percorrer e chegar, mas o que dificulta realmente é o tempo que essas ações vão ocorrer. Com isso temos que ter em mente que o tempo é o principal ativo no início e no meio do caminho para a aprovação em um concurso público.

O prazo dos seus concorrentes

Tempo dos concorretes de um concurso

Primeiramente vamos falar do tempo que você e os outros candidatos têm até o momento da prova. Se analisarmos bem percebemos que o período é o mesmo, tendo a lógica que você decidiu começar no mesmo momento em que os outros também. Por enquanto temos uma competição muito igual de cada candidato.

O candidato que vai superar os seus concorrentes é o que terá o melhor gerenciamento do tempo. Podemos tomar como exemplo os competidores de olimpíadas, onde todos os competidores têm o mesmo período para se preparar, mas o que teve o melhor gerenciamento desse período e utilizou ele com maior eficácia, provavelmente vai ter um melhor resultado.

O seu próprio tempo

Seu tempo para estudar

Suas características para entrar na luta em o concurso público que você deseja passar estão te favorecendo? Você pode trabalhar com recursos para lhe auxiliar na gestão do seu tempo.

1. Sua estrutura e capacidade

Como anda a sua concentração nos estudos? Você está conseguindo gravar todas as informações para depois responder as perguntas da prova? Precisa ler várias vezes o mesmo conteúdo para conseguir finalmente entender, ou precisa apenas ler uma vez? Todos os seus materiais de estudos adequados? O local onde estuda é favorável e confortável para sua aprendizagem?

Clique aqui e saiba mais sobre um treinamento aprovado por muitos alunos para se Preparar e Passar em Concursos.

2. Seus afazeres cotidianos

Existem dois exemplos de pessoas, a que tem ocupações o dia todo e as que tem o tempo todo livre. Como exemplo da pessoa ocupada, temos por exemplo pessoas que trabalham várias horas por dia e no período da noite geralmente fazem outras tarefas, ou até mesmo cuidam de sua família. Do outro lado temos uma pessoa que não trabalha e não tem filhos.

No caso da pessoa que é menos ocupada, suas chances de se preparar melhor são muito maiores.

3. Conhecimentos anteriores

Cada um de nós possui um conhecimento prévio de estudos passados, como no colégio, leituras diversas e em concursos passados. Esse conhecimento é muito bom, não apenas sobre assuntos em geral, mas também sobre os próprios concursos. Ter esse atributo vai com certeza otimizar você na hora dos estudos e também te preparar melhor para a própria prova.

Veja Também:

Como simular prova de um concurso público

Gerenciamento em curto, médio e longo prazo

Gerenciamento de tempo

Conferida estas características, agora resta nós traçamos ação para serem feitas em curto, médio e longo prazo. Vamos começar pelo curto prazo, onde se encontra todas as coisas feitas durante um dia inteiro, esse tempo geralmente é o mais difícil para o candidato, pois ele não vê um bom resultado imediatamente. Para conseguir conquistar essas ações, você tem que ser bem disciplinado e visualizar suas conquistas maiores no longo prazo. Você pode até mesmo utilizar técnicas para aumentar o seu prazo de estudos, para não tirar seu foco e não ter tédio nesse período. Para saber mais acesse esse link.

No médio prazo vamos focalizar em metas de preparação no período que vai do edital até o dia da prova. Na maioria das vezes esse prazo gira em torno de três a seis meses, esse tempo é abordado pela maioria dos candidatos, mas geralmente concurseiros aproveitam de maneira errada. Para aproveitar melhor esse tempo veja aqui.

Para finalizar temos o planejamento de longo prazo, onde ele começa muito antes do próprio edital, isso mesmo, se aplicando também até em um já realizado. Esse período pode se estender em até três anos até o dia da aprovação, com muitas tentativas se for o caso. Você pode planejar todo esse tempo trabalhando forte com seu foco, aproveitando de grandes resultados. Veja essa explicação.

No final do artigo percebemos que o principal ativo para nossos objetivos para a aprovação é o tempo. Gerenciar ele é o nosso principal desafio, com ele administrado de forma correta, as possibilidades de vencer são muito maiores.

Não deixe de conferir sobre um passo a passo para ser aprovado em Concursos Públicos.

Gostou do artigo? Tem alguma pergunta ou sugestão. Então não excite em escrever nos comentários. Até a próxima.

Qual a Primeira Coisa Entender Para Fazer um Concurso Público
Rate this post

Comments are closed.