Como Ter Mais Tempo Para Estudar um Concurso

No meio de muitos estudantes para concursos é comum a reclamação de não ter tempo. Não apenas na área de estudo, mas em vários lugares dizem que um dos maiores males do mundo contemporâneo é o tempo. Será que realmente os concurseiros são vítimas desse problema?

As pessoas que falam que não tem tempo para fazer as atividades, na verdade é que elas não fazem um bom gerenciamento do tempo. Mal gerenciamento de tempo no sentido de não planejar nada, para aproveitar o máximo daquele tempo disponível.

Imagine que todo o nosso tempo disponível no mês fosse o seu salário, onde temos que usar para conseguir o que queremos. Em contrapartida não usamos todo nosso tempo como nosso dinheiro, fazendo coisas fúteis ou até mesmo procrastinando (deixar para depois) durante esses períodos.

O dinheiro ainda traz algumas vantagens em relação ao tempo, onde podemos pedir emprestado para pagar aquela dívida, ou até mesmo prorrogar a mesma. Já o tempo só tem 24 horas no dia, esse tempo não pode ser emprestado e muito menos prorrogado, por isso que temos que gerenciar muito bem ele.

Lembre-se que gerenciamento é diferente de planejamento, ou seja, direcionamento e organização do seu tempo, enquanto planejar é visar o resultado do futuro.

Veja agora erros cometidos na hora de gerencia e planejar o seu tempo:

Seu tempo para estudar

Gerenciamento de tempo

Os maiores erros ocorrem quando a pessoa não tem uma ação definida, do que vai fazer, por quando tempo, e quando. Como exemplo temos um concurseiro que não tem hora para levantar, não determinar o tempo que vai começar e para de estudar, não tem nenhum horário para dormir. Para você se tornar um ótimo concurseiro, deve ter uma ótima disciplina, se inspirando até mesmo em militares.

Planejamento do tempo

Um projeto de estudo para um concurso público, deve ser tratado como um projeto de longo prazo. Não importar qual seja seu objetivo, se ele for de médio, curto ou de longo prazo, todo ou qualquer projeto deve ser planejado antes e com detalhes, para que você não cometa nenhum erro durante o caminho. Erro cometido por concurseiros é não planejar, principalmente quando se diz respeito ao tempo reservado para os estudos.

Veja todos os detalhes sobre o treinamento completo para Passar em Concurso.

O planejamento é executado no presente e seu resultado é focado no futuro, avaliando quais são as causas, consequências, efeitos se seguir certas tomadas de decisões, as vantagens e desvantagens.

Dicas para ter mais tempo

Dicas para ter mais tempo de estudo

1.Faça uma anotação de tudo o que tira sua concentração.

Analisar e conhecer todas as suas distrações vão ajudar a supera-las. Criando depois suas estratégias para não cair de novo. Otimizando sua concentração provavelmente o tempo de estudo vai ser diminuído.

2.Não deixar atividades acumularem.

Uma coisa que é recorrente em estudantes se chamada procrastinação, onde deixamos sempre para fazer depois. Esse problema gera um acumulo de atividades posteriormente, tente ao máximo fazer o que se tem quer realizar sem nem mesmo questionar, ou seja, faça como um soldado e cumpra sua ordem.

3.Perceba como está sua respiração no momento.

Parece uma coisa boba, mas se você reservar apenas dois minutos prestando atenção no ritmo na sua própria respiração, consequentemente você verá o seu nível de adrenalina, ansiedade baixar e sua concentração aumentar. Sua concentração melhorando e não ficando estressado terá ótimos resultados de memorização, diminuindo ainda mais o tempo de estudo.

4.Aprenda a dizer não

Sabe aquele momento em que aprece aquela visita no seu momento reservado para os estudos, aprenda a dizer que tem um compromisso importante naquele momento. Quando bate aquela preguiça se lembre de dizer um grande não para o desânimo, pois se você não fazer provavelmente vai acumular cada vez mais as suas tarefas. Uma tarefa bem difícil de efetuar, mas se lembre que é temporário.

5.Pense o foque em um ponto estático

Uma dica para ter foco nos estudos e diminuir o tempo de estudos é se concentrar em um ponto estático. Para fazer isso você deve pensar em uma chama (exemplo), tentando controlar seu movimento com a mente, nesse momento também tente não pensar em absolutamente mais nada. Essa estratégia é uma forma de meditação, fazendo com que tenha mais capacidade de foco. Faça isso o quando quiser, até se sentir confortável.

Leia Também:

Técnicas de Como Passar em Provas e Concursos Públicos

 6.Comece logo com o seu máximo

Cada vez que iniciar um novo estudo, comece pelo conteúdo mais complexo e matérias que menos domina. Com isso você vai forçar o seu celebro se concentrar mais e se distrair menos, nessas matérias mais complicadas.

Isso também ajudará na otimização de tempo, pois para as matérias mais simples a sua mente estará mais cansada, sendo uma tarefa bem mais simples do que se tivesse feito ao contrário. Outra vantagem é que sua mente vai estar mais descansada no início, isso vai consequentemente melhorar o estudo nas matérias mais complicadas.

7.Defina horários predeterminados.

Faça uma boa estratégia para determinar horários fixos de estudos, mas não se esqueça em hipótese nenhuma de não os executa-los. Estabeleça o que você vai estudar antecipadamente, se não realizar esses estudos consequentemente o acumulo de atividades só vai aumentar.

8.Torne seus estudos em um jogo.

Isso mesmo que você viu, sabe aquele jogo onde cada fase você recebe pontos ou prêmios, realize a mesma atitude. Por exemplo, estudou aquelas matérias difíceis, realizou um simulado, tirou notas altas nos simulados, ou leu aquela apostila.

Depois de conquistar alguma meta, ao mesmo tempo faça uma auto premiação que desejar. Isso além de ser motivador, vai provavelmente diminuir ainda mais o tempo de estudos, pois você vai fazer com mais ânimo suas atividades.

Quer um Método Passo a Passo de como se Preparar Para Passar em um Concurso Público? Então de uma olhada sobre mais detalhes sobre o treinamento completo clicando aqui.

Como Ter Mais Tempo Para Estudar um Concurso
Rate this post

Comments are closed.