Técnicas de Como Passar em Provas e Concursos Públicos

Dicas para passar em concurso

Técnica Antes da Prova

Vamos falar sobre estratégias de como passar em provas e concursos. E para você realizar uma prova, primeiro você tem que passar pelo momento anterior daquela prova, então antes da prova, você vai primeiro, descansar, a sua noite de sono antes da prova tem que ser muito bem dormida, limpe a sua mente e durma tranquilamente, porque você precisa estar com a sua cabeça completamente descansada, para você então fazer uma prova decente.

Para você conseguir limpar sua mente, primeiro você tem que ter automaticamente ter estudado antes, para que você esteja o máximo de autoconfiança possível e além disso você tem que saber o local de sua prova, que documentos você tem que levar, quais canetas podem ser usadas, se caneta tem que ser transparente, tem que ser só preta, saber quanto tempo demora costuma demorar para chegar na sua prova. Então antes do dia da prova, faça o percurso da sua casa até o local da prova para você ter uma noção, não se esqueça também de contabilizar que um número grande de pessoas também vá no mesmo caminho.

Se o percurso por exemplo demorou trinta minutos, você coloca uma hora, com isso não vai correr nenhum risco de atraso. Verifique se seu nome realmente está na lista de escritos, pegue também a sua folha de inscrição, verifique quais materiais usar e quais documentos são necessários. Separe a água, os alimentos e vá preparado. Com tudo isso tirado da sua cabeça, você vai dormir muito mais tranquilo e lembrando que você precisa dessa noite de sono.

Técnica no Início da prova

Antes que você for começar, primeira coisa que vai fazer é se concentrar, então senta na frente da sua prova, olha para ela se concentrar, apagando tudo o que está a sua volta.

Em segundo lugar você vai começar a responder a sua prova pelas questões mais fáceis, é mais que natura em uma prova com cerca de quatro, cinco ou até mesmo seis horas, você se canse muito quando estiver fazendo essa prova, tem toda a pressão psicológica, toda a pressão de você conseguir alcançar o seu objetivo, aquela é a prova de sua vida, então comece pelas questões mais fáceis, digo isso porque, pois você tem uma chance muito grande de ter uma redução de sua atenção, conforme vai ficando cansado estando realizando a prova.

Quando se reduz sua atenção, vai ser muito difícil acontecer de errar uma questão que você sabe, que tem certeza, por falta de atenção, evitar que no final da prova ter aquele susto que sabia aquela pergunta, mas não vi aquela parte, tudo por falta de concentração, ou seja, começando pelas mais fáceis, temos a tendência de realiza-las com a cabeça mais limpa, então uma questão que é fácil, você vai acabar respondendo e consequentemente acertar.

No momento que estiver nas mais difíceis, seu cansaço vai alimentando a atenção vai diminuir um pouco, mas nós já estamos em uma questão que você já tinha poucas chances de acertar, não corro o risco de erra uma questão que provavelmente vai acertar com certeza, por uma pergunta de falta de atenção. Pois sabem que as vezes uma das questões podem nos tirar da aprovação, então na prova, você vai se concentrar e começar sempre pelas questões mais fáceis.

Técnica no Meio da Prova

Você tem que ter no meio da prova um controle absoluto de tempo, pois antes da sua prova, a gente tem que saber quanto tempo máximo que pode demorar em cada questão, porque vamos ter que verificar quanto tempo essa prova vai conter e quantas perguntas vamos ter que responder.

dicas para passar em concurso

Suponhamos que ela tem duzentas perguntas e será realizada em quatro horas, tudo bem, como vamos fazer a conta, primeiramente tire trinta minutos do total de quatro horas, que vai ser o tempo para lançar as questões no gabarito, ou seja, agora nos restou cerca de três horas e trinta minutos, depois disso vamos tirar mais dez ou vinte minutos, sendo dez minutos a recomendação, esse tempo é o de descanso, ou seja, aquele momento de você tomar água, dar aquela relaxada ou até mesmo vai no banheiro.

Agora nos restou quatro horas e vinte minutos, para então a gente saber quanto tempo vai nos restar para cada questão, você vai transforma essas três horas e vinte minutos, todos em minutos, depois disso faça a divisão desse número pelo número de perguntas.

Quer saber técnicas de chute para passar em concursos? clique aqui.

Vamos supor que tenha dois minutos e meio para cada uma, agora você já sabe o tempo que vai ter ao terminar uma matéria, vamos ter uma noção de tempo para saber quanto tempos temos, isso tem que ser feito para evitar que cheguemos no fim do tempo e não tenhamos terminado a nossa prova, se por acaso tiver demorando muito mais do que o tempo que foi determinado para realizar aquela questão, pule a mesma, vai para próxima e só volte se sobrar tempo no final, não fique perdendo tempo com perguntas que você não sabe responder, deixe aquele limite de tempo e não conseguiu, passe.

Com certeza vai ter uma compensação desse tempo, chegando lá na frente, podendo em seguida voltar e fazer a questão. Esse controle de tempo é fundamental.

Técnica de Descaço na Prova

dicas para passar em concurso publicoComo visto antes você tem que ter um tempo de descanso na sua prova, então você pega dez minutos de descanso no meio da realização da prova ou cinco minutos intercalados, pegando cinco minutos meio no começo, depois da segunda matéria por exemplo e mais cinco próximos do final.

Pegue esse tempo de descanso, ou seja, ele é aquele momento para tomar um gole de água ou que vai no banheiro, para limpar um pouco a sua mente daquilo que está fazendo, esse tempo também é fundamental.

Técnica de chute na Prova

A última entre as dicas para passar em concurso público, é que sempre vão ter exercícios que você não sabe responder, uma, duas ou dez quinze perguntas que não fazemos ideia de como reponde-las, isso é totalmente natural, por mais que você estudou muito, não conseguimos prever tudo que o examinador vai colocar, não tem como saber tudo e todas as informações das matérias, sempre estamos correndo esse risco.

Para essas questões teremos que chutar, mas não vamos chutar de forma nenhuma de maneira aleatória, colocando por exemplo todas com a letra D, por que isso não funciona. Mas qual a maneira mais apropriada? A primeira coisa que devemos fazer é eliminar as absurdas, sempre vai ter em um exercício uma resposta ou alternativa absurda, com isso vamos ficar com apenas três se for quatro respostas, ou seja, aumentou bastante as suas chances de acertar o seu chute.

dicas para passar em um concursoAssim que eliminar as absurdas, veja depois quais são as matérias politicamente corretas (Matérias que falam sobre regras a serem obedecidas por todos), normalmente elas têm repostas logicamente de politicamente corretas, ou seja, se estiver dentro de uma matéria desse assunto, se existir apenas uma resposta que seja a favor desse conteúdo, a resposta certa então é a que está a favor da mesma.

E por último, se nada disso funcionar, não perca sua esperança existe mais uma possibilidade, ela se chama fotografia do gabarito, normalmente os gabaritos tem os mesmos números de alternativa A, B, C, D ou até E, para implementar você vai ter que somar quantas alternativas A, B, C, D ou até E, fazendo posteriormente o lançamento de acordo com aquela circunstância, que estão com menos respostas, da mesma forma certo e errado.

Não recomendamos o chute para provas que quando errada anula uma certa, ou seja, seu risco de perder uma questão que sabe por um chute é muito grande, sendo melhor deixar em branco e acertar o que você sabe é muito melhor, já nas provas que não anulam, as que são certo e errado, dessa forma também pode-se fazer a estratégia, onde você soma cada alternativa e marque a que sobraram com as alternativas com menor número de respostas.

Gostou das dicas para passar em um concurso?

Então compartilhe essa publicação com seus amigos, deixe também seu comentário aqui em baixo com sua dúvida ou sugestão. Tudo de bom e boas provas.

Acesse aqui e confira tudo sobre um treinamento completo para concursos públicos.

Técnicas de Como Passar em Provas e Concursos Públicos
4.5 (90%) 2 votos

Deixe uma resposta