Como ser aprovado em provas e concursos públicos

Quando temos por exemplo o concurso da caixa econômica com mais de um milhão de inscritos devemos nós preocupar?

Infelizmente é, não deveriam, mas é comum que eles se preocupem, na verdade que eu digo é sempre isso, que 80% pelo menos não está preparado, são curiosos, estão fazendo por experiência e aquela galera que acha que por sorte ele vai conseguir passar, então isso já diminui muito, o número de candidatos realmente não importa, na verdade só serve para desestabilizar o candidato que está se preparando, ele não deve se foca nisso.

Como encaram essa concorrência?

aprovação concursos concorridos

Se servir de estimulo para ele estudar, maravilha, por que na verdade ele deveria já estar estudando independentemente do número de concorrentes, o que faz você passar no concurso é realmente uma boa preparação, dedicação, perseverança e disciplina, independentemente se tem dez candidatos por vaga ou mil por vaga, a prova ali, é você e a prova, você tem que garantir a sua vaga, mas se isso servir, ótimo né, usa isso como motivação para estudar melhor.

Como a rotina de estudo deve ser encarada? O que deve ser feito para a tensão e a preocupação não tomem conta

A primeira coisa que deve ser feita é um bom planejamento, a gente tem um habito muito comum de fazer os planejamentos metal, não funciona, na verdade o que você tem que fazer é pegar aquele planejamento e botar no papel, porque o nosso emocional tem essa divisão cerebral.

O nosso emocional ele aprende por imagem, então quando você pensa é uma coisa, quando você bota no papel você se organiza de uma forma diferente, enxerga coisas diferente e o seu emocional passa a colaborar com aquele projeto que está ali no papel, não é à toa que a gente tem o habito de botar tudo no papel.

Quando a gente assistem uma aula, é uma forma que você tem de reformar a sua memória, reforça a disciplina e principalmente reforma a estrutura e a organização, você se sentindo estrutura e organizado, isso baixa muito a tensão, a ansiedade, porque você tem a sensação do controle está na sua mão, quando está na cabeça, não te dá essa sensação, agora quando você bota no papel, planeja e organiza, você se sente mais seguro sim e isso é fundamental para um bom preparo.

Como de ser feita a rotina na véspera dos exames?

passar em concursoO nosso sistema educacional, é um sistema que ensina a gente um estudo de curto prazo, onde a gente usa a memória de curto prazo, ou seja, hoje quem está fazendo faculdade, os estudantes estão fazendo provas das matérias que estudo por exemplo em fevereiro e março, então você estudou dois meses de matéria e pega dois dias antes da prova, ou estuda antes da prova, que é habito que a gente tem que estudar antes da prova, vai lá e faz a prova.

Se você fazer essa mesma prova daqui cinco ou seis meses, você não vai se lembrar de mais nada, concurso público não, ele é um estudo de longo prazo, se você estudar para concurso público igual você estudava na época do colégio ou na época da faculdade, você não vai conseguir.

Confira agora Dicas de como passar em concursos públicos

O estudo é o seguinte, você tem que ir fazendo revisões, resumos do que você estuda, sempre revisando, quinze dias antes da prova, dez dias antes da prova, não estude mais, não aprenda matéria nova, apenas revise o que você estudou, se você está estudando durante um ano, vai cair por exemplo na prova da caixa, a primeira matéria que você estudou e a última, então você precisa revisar, você tem que estar com a primeira matéria e a última muito bem memorizada, porque na prova vai cair tudo, o contexto todo.

O ideal então e revisar, pois não cansa o celebro, fazer exercícios físicos, porque melhorar memória e raciocínio, e se você puder nos dois últimos dias ou pelo menos no ultimo dia dar uma boa descansada, distrair, fazer coisas alegres, isso vai descansar o celebro, que é a principal ferramenta que tem que estar descansada na hora da prova.

O que deve fazer os mais ansiosos e os menos ansiosos

Os mais ansiosos a curto prazo são recomendados sempre exercício físico, uma rotina de atividade física, pois a ansiedade é uma necessidade de agir, é uma energia de ação que você quer agir e não pode, por exemplo, você quer passar em um concurso e você não pode ainda, pois tem a data da prova, você tem que ser um dos colocados, então isso lhe traz um ansiedade para ser empossado logo, mas quando você faz a atividade, na mesma hora você gasta essa energia de ação.

A ansiedade gera muito cortisol que é o hormônio de stress e também no exercício físico ele é diminuído, para o emocional hoje em dia são três coisas que são fundamentais: uma rotina de exercícios físicos, principalmente aeróbicos, por causa da circulação sanguínea e respiração, uma boa técnica de respiração e dormir bem. E para os menos ansiosos parabéns.

Como um candidato deve se prepara psicologicamente para um concurso

como passar no concurso

O candidato tem que ser portar como em um preparo físico, então o importante para ele venha fazendo esse preparo emocional paralelo ao seu estudo, então infelizmente as pessoas procuram ter alguma coisa de emocional uma semana antes, dois dias antes, ou até mesmo uns dias antes da prova, tudo bem você pode usar alguns recursos, mas não vai funcionar, o legal é você ter realmente um preparo.

O ideal é que você saiba como a sua mente funciona, saiba como funciona sua memória, as vantagens que você tem de dormir bem, o exercício físico o que ele te traz, então quando se fala em preparo emocional ele é um todo, técnicas de respiração, que traz equilíbrio, traz centra mento, técnicas de organização do estudo, tudo isso é preparo emocional, porque isso lhe proporciona uma segurança, organização, método, você passa a ter uma rotina, você não fica desorientado.

A pessoa desorientada fica muito insegura, isso estressa, ela perde a capacidade de cognição, perde a capacidade de fixação de memória, principalmente de resgatar memória, ou seja, prepare-se, física, mentalmente e emocionalmente, não apenas estudar, 80% do concurso realmente, mas 20% são detalhes emocionais que estão totalmente envolvidos e nessa reta final o emocional é mais importante que o intelectual, pois você já vem se preparando seis meses, oito meses, um ano, nessa reta agora não é o que você vai aprender no momento que você vai virar, você tem que ter calma, equilíbrio para você botar na prova aquilo que aprendeu.

O preparo emocional melhora inclusive a sua capacidade na assimilação de aprendizagem, ajudando também muito na concentração.

Muita gente tem o habito de repente de levar um chocolate para a sala de prova, faz alguma diferença?

Faz porque primeiro, você tem que eliminar fatores estressantes internos e externos. Os internos não têm como você movimentar porque está ali na prova, mas a fome sim, ela desequilibra, a sede desequilibra, então a barra de chocolate é energética, o chocolate libera o hormônio chamado endorfina, que é o hormônio da felicidade, com isso você vai estar em estados positivos, tem respostas melhores, sua mente funciona melhor, sua capacidade de invocar memoria melhor. O nosso celebro se alimenta de oxigênio, açúcar e glicose, então o chocolate tem, a bala, o chiclete, com isso você elimina também a ansiedade, e ajuda também o celebro no sentido do açúcar.

Técnica de memorização

A técnica apropriada é você ir estudando e resumindo, fazendo anotações, destacando toda a matéria para que na reta final da prova você possa fazer as revisões, como visto anteriormente, quinze ou dez dias antes da prova, deixando dois ou um dia antes da prova para descansar seu copo e sua mente, só se você apenas deseja revisar um conteúdo só para reativar aquilo que você já sabe, menos no caso se você for aprender ou ver um conteúdo pela primeira vez, pois a revisão não cansar sua mente. No caso da revisão você pode se preferir usar o segundo ou ultimo dia antes da prova.

Quer um método passo a passo para ser aprovado em provas de concursos. Então acesse esse link.

Como ser aprovado em provas e concursos públicos
Rate this post

Deixe uma resposta