Técnicas Para Memorizar Conteúdos de Concursos Públicos

Vamos apresentar hoje três técnicas para memorizar, para você já começar no mundo do treinamento do cérebro. Até mesmo para quem não consegue decorar números de telefones, isso será possível, se colocar essas técnicas em prática, para algumas pessoas parece ser fácil, mas para outras é extremamente difícil, lembrando que isso é apenas um exemplo de memorização.

Para deixar bem claro, não acredite que exista memórias fracas ou ruins, o que na verdade acontece é falta de treino. Fazendo um treinamento correto de sua memória, utilizando alguns momentos do seu dia, consequentemente a probabilidade de aprovação vai aumentar, devido a sua absorção de conteúdo. Veja o artigo completo e faça teste, nem mesmo que seja para testar e comprove você mesmo se funciona ou não.

1. Técnica do Encadeamento de Ideias Absurdas

Técnica do Encadeamento de Ideias Absurdas

Um fato que acontece em nossas vidas, são os momentos extraordinários. Para você o que seria mais fácil lembrar? O local onde deixou suas meias no dia anterior ou do momento que encontrou uma aranha dentro. Provavelmente o caso mais surpreendente você vai ter lembranças mais intensas, recordando até mesmo como tudo ocorreu. Já no caso do local onde as meias estavam, você não vai saber, mesmo isso ocorrendo um dia atrás.

Sabe por que isso acontece? Porque nossa memória tem mais habilidade em salvar acontecimentos mais absurdos, inusitados e ridículos, ao contrário de algo mais simples, corriqueiro ou comuns do dia a dia.

Depois dessa breve explicação, o que acha de colocar essa técnica em seus momentos de estudos, para lembrar assuntos de suma importância para a sua prova? No momento em que for aprender, coloque coisas inusitadas e absurdas.

Veja Mias Detalhes Sobre o Treinamento Completo Para se Preparar e Passar Em Concursos Públicos.

Para entender vamos citar um exemplo dessa técnica em prática.

Você tem a necessidade de gravar o seguinte assunto: “Perante a lei somos todos iguais”.

O que fazemos normalmente é ler e tentar memorizar, realizando isso com um posicionamento normal, monótono e rotineiro. Só que agora vamos tentar de outra forma, imaginando muitas pessoas iguais a você andando sobre um livro cheio de leis, ou da maneira mais inusitada que conseguir.

Tente na medida de possível ser criativos, imaginando fatos engraçados, extraordinários e relevantes. Não tem a necessidade também de decorar todo o conteúdo usando esse exercício, mas apenas os pontos mais relevantes, onde os mesmos podem ser memorizados de forma profunda, usando imagens inusitadas e absurdas.

2. Técnica da concretização das ideias

Essa técnica que vamos abordar agora faz a complementação da anterior. Tornando também o processa ainda melhor o processo de ideias absurdas.

Uma coisa normal e que em um momento ou outro vai acontecer, vai ser encontrar expressões e palavras com difícil relacionamento. Como exemplo vamos tomar a palavra “princípio”, onde não é possível ter como algo palpável ou concreto, para colocar consequentemente em uma imagem absurda, para também fazer um relacionamento com outros objetos e situações.

Você se depara com a seguinte questão em uma prova: “Em Direto Administrativo, quais são os princípios constitucionais?”. A maioria das pessoas que estudam Direito sabe que são Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Se unirmos as iniciais, vamos ter a palavras LIMPE.

Seguindo a técnica par a concentração de ideias, vamos agora transformar a palavra princípio por príncipe, forçando a sua mente em imaginar por exemplo limpando uma privada para memorizar na verdade quais são os princípios.

Na medida do possível pegue termos abstratos e transforme em concretos. Esse conceito vai lhe auxiliar para encadear de ideias e fazer associações.

3. Técnica da Trajetória

disciplina em concursos

Uma técnica que parece ser simples, mas não se engane, pois ela pode ser muito poderosa.

Vamos utilizar um exemplo para essa técnica, por obséquio você tenha que memorizar todos os presidentes do Brasil que vieram depois do ano de 1988. Agora para facilitar essa memorização, imaginando sua casa, onde tem muitas portas e que cada porta tem um presidente fazendo uma coisa muito inusitada.

Caso você não consiga imaginar a aparência de cada um, tente se concentrar nos seus nomes, como aprendido na segunda técnica. Podemos citar alguns exemplos: O presidente Lula com uma lula do mar, Collor como uma cola ou Sarney como um cachorro sarna.

A ideia com essa estratégia é associar pensamentos distantes a locais que você tem mais afinidade, onde consequentemente amplificará sua memorização. Locais que você pode utilizar: o seu quarto, caminho do seu trabalho ou faculdade, entre outros.

Revisão sobre técnicas para memorizar

Hoje conferimos três técnicas para melhorar a memorização, auxiliando também nos estudos para o seu Concurso Público.

As técnicas vistas foram o Encadeamento de Ideias Absurdas, a Concretização de Ideias e a estratégia da Trajetória.

Para se preparar para encarar seus concorrentes com muito mais tranquilidade, não deixe de conferir um dos Maiores Treinamentos Passo a Passo do Brasil Para Concursos Clicando Aqui!

Técnicas Para Memorizar Conteúdos de Concursos Públicos
Rate this post

Comments are closed.