Estudar Para Concurso em Curso Presencial ou à Distância?

Hoje em dia existes diversas formas de estudos diferentes para realizar um Concurso Público. Existem formas de estudos onde você mesmo pode coletar informações para definir seu próprio caminho de produtividade. Hoje a gente vai conferir se vale mais apena estudar para concurso em curso presencial ou à distância.

O nível de flexibilidade para estudar agora é muito bom, possibilitando o candidato apenas ter uma conexão coma internet e um computador para estudar. No ensino tradicional a pessoa tem horários fixos predeterminados e um local para se dirigir, mas a diferença é que na internet você pode ver vídeo aulas sem nem mesmo ir ao local, assistindo também no horário que desejar.

Do outro lado temos os cursos presenciais, onde tradicionalmente muitas pessoas aderem. Geralmente no curso presencial temos contatos com outras pessoas do meio, resolvemos dúvidas diante do professor, as vezes até dando mais confiança. Nesse artigo vamos ver esses dois lados, pois antes de tudo você deve verificar qual são seus hábitos, sua disciplina e até mesmo condição financeira. A escolha entre um curso presencial ou a distância vai depender de uma série de características que vamos abordar agora.

Sua disciplina

disciplina em concursos

A primeira pergunta que deve fazer para estudar a distância e verificar como anda a sua disciplina. Para entrar nesse tipo de aprendizado temos que realmente seguir horários predefinidos por você. Definidos esses horários, depois passe a focar estritamente no curso naquele momento, ou seja, fuja de redes sociais, como Facebook, WhatsApp, nem pense em tocar em seu Smartphone, não ligue a televisão, se tiver uma visita em casa não de muita atenção e concentre-se nos estudos.

Na maioria das vezes quando temos uma grande flexibilidade de horários, uma coisa que sempre acontece é a procrastinação. Isso significa que você vai adiar tarefas que foram agendadas para aquele momento, sendo ação bem conhecido pelos brasileiros. Sim é velho costume de deixar tudo para depois. Essas pessoas que adiam seus estudos, geralmente não aproveitam o conforto de estudar com mais tranquilidade e foco sem se preocupar muito com atraso, já os concurseiros mais atrasados fazem tudo com menos qualidade devido ao menor tempo disponível.

Em um curso presencial as distrações são quase que nulas, pois tem professores, alunos olhando para nós, fazendo que com que nossos comportamentos sejam voltados para o estudo. As distrações encontradas na sua residência, provavelmente não terão em uma sala de aula. No momento por exemplo de uma pequena prova, um trabalho, uma tarefa, a vergonha é muito maior para você executar alguma coisa em relação a entretimento em geral, principalmente porque elas são cobradas frente a frente.

Contato com os outros candidatos está em dia?

Estudando com outros candidatos

O contato com outros candidatos na sala de aula proporciona muitas dicas, experiência, métodos de estudos, indicações e materiais para estudar. O estudo coletivo para algumas pessoas é muito mais proveitoso. Se esse é o seu caso então o curso físico é para você.

Confira agora mais informações sobre um treinamento para Passar em Concursos

Existem caso de pessoas que não se sentem bem ou se desanimam quando outros candidatos falam que estudaram muito para a prova, estão muito confiantes, motivados para passar. Se a sua autoestima é muito sensível a esse tipo de atitudes, então o melhor a fazer é não ter contatos com outros estudantes durante o seu período de estudo.

Os cursos presenciais de qualidade estão próximo a você?

Se você mora nas maiores cidades do país como São Paulo e Rio de Janeiro, você não vai precisar se preocupar com a disponibilidade de cursos presencias, onde o número é tão grande que não temos muita dificuldade de achar bons cursos e com qualidade.

Já no caso de morar em cidades de porte menor, provavelmente encontrará mais dificuldade em encontrar cursos físicos com bastante qualidade. Grandes profissionais de ensino geralmente encontrar mais oportunidade em cidades maiores. Principalmente se o seu caso for uma disciplina especifica que não é muito popular.

Você se encaixa no segundo caso e também valoriza um curso com ótima qualidade, não se preocupe, pois, a internet pode lhe ajudar. Grandes professores na maioria das vezes ministram cursos online.

Até quanto você pode pagar por um curso?

preços dos cursos online e fisico

Na sua maioria, cursos presenciais são bem mais caros que os online. Isso acontece devido à grande estrutura para manter o local de ensino, pois são pagos salários de muitos funcionários, aluguel, banheiro entre outros valores que são bem pequenos quando se tem um ensino a distância. Mas isso não quer dizer que todos os cursos online são barato, pois existe sim ensinos online bem caros, dependo da qualidade de ensino que você almeja.

Veja Também:

Como estudar para concurso público com 5 dicas

Quando o momento financeiro pesa, o melhor a se fazer é pesquisar profundamente o preço que cada um está cobrando. Existe várias diferenças de preços entre cursos presenciais e online para o mesmo concurso. Gaste um pouco de tempo fazendo essa análise, o seu bolso agradece.

A sua escolha

Com esse texto reparamos todas as vantagens e desvantagens que o curso online e o físico possuem. Analise com muito cuidado, todas as entre linhas de cada um, como: sua disciplina, contato com outro concurseiros, como vão os cursos presenciais onde mora e também não menos importante o preço.

Uma coisa que você tem que ficar ciente é que em geral nenhum nem outro é melhor, mas a escolha de qual é melhor para você, vai depender apenas de sua adaptação. Se você conhece as suas características, provavelmente vai saber em qual das opções se encaixara.

Guia Completo para Passar em Concurso Públicos. Clique a saiba mais.

Estudar Para Concurso em Curso Presencial ou à Distância?
Rate this post

Comments are closed.