Como Estudar Para Concurso Público com 5 Dicas

Uma coisa complicada que acontece depois de uma prova em um concurso público, são algumas perguntas feitas por amigos e familiares, quando as coisas não saem como a gente gostaria. Na verdade é apenas uma pergunta, o popular “você passou?”. Não tem como ignorar nossos amigos, mãe e pai não é mesmo, mas a verdade que essa pergunta é muito chata, quando não conseguimos nosso objetivo.

Muitas pessoas acham que basta apenas entrar dentro de seu quarto e ficar por dez ou doze horas trancado estudando, depois esperar o dia da prova, realizar a prova e apenas esperar o nome na lista de candidatos aprovados. Infelizmente as coisas não são bem assim.

Pense muito além disso, foque em boas estratégias para gerenciar seu tempo, melhores métodos de estudo, memorização, concentração, conheça o terreno que você está indo.

Mas não se preocupe nos separamos cinco grandes dicas para você estudar em um concurso público e com isso se destacar diante seus concorrentes.

Porque é tão complicado passar em um concurso?

Concurseiro com duvidaVárias coisas podem ser citadas como: os candidatos não possuem um objetivo concreto, muita dificuldade no momento de realizar a prova, falta de foco no momento de estudo, não analisam seu próprio desempenho (realizando testes e provas simuladas), mudam constantemente de área, entre outros fatores.

Um desafio bem complicado para as pessoas é a concorrência, onde mora o principal combustível para focarmos muito na nossa preparação, que consequentemente culminara em uma aprovação e garantir nossa sonhada estabilidade no trabalho.

Sim um fator muito importante e determinante para a nossa aprovação é a preparação. Um deslize no momento da preparação pode sim acarretar em uma reprovação precoce. Precisamos determinar uma estratégia, para passarmos os outros “concurseiros”.

Traçar uma estratégia bem definida necessita muito da nossa persistência e grande assimilação do conteúdo, provavelmente não vai ser tão rápido o aprendizado para realizar as provas. Podemos estudar muito, mas se não realizarmos da forma correta o resultado não vai ser satisfatório.

Outra situação que temos que tratar com muito cuidado é o seu aproveitamento de tempo, antes do dia da prova. Temos que definir uma boa administração do nosso tempo em relação a sua produtividade, não executando ações de estudo erronias que podem até mesmo nos atrasar, mas pelo contrário seguir um aprendizado em direção a completa aprovação.

Como estudar para concurso público com 5 dicas

Dicas para estudar concurso

1. Seja criterioso ao selecionar o material para estudar

Quando o assunto é material de estudos não se preocupe em ter o máximo de livros, mas em qual estratégia de estudo otimizado realizar, preservando a qualidade em vez de quantidade.

O recomendado é escolher um livro que possa conciliar o se cronograma de estudos e sua agenda. Um número muito grande de livros vai aumentar drasticamente o tempo de preparação.

Para quem está à procura de uma apostila, não pode descartar a qualidade da mesma e que seja específica com o concurso escolhido. Muitos conteúdos gratuitos estão na internet, mas sempre vale a pena investir em uma apostila paga, pois são de alta qualidade e atualizadas.

 

Veja mais detalhes de um Guia Passo a Passo para Passar em Concursos.

 

2. Tenha conhecimento do edital e da banca

Um assunto que poucas pessoas falam, mas no final das contas traz uma boa vantagem. Pessoas que fazem um número razoável de provas, geralmente sabem qual é o estilo realizado pelas principais bancas. Com esse conhecimento, podemos ficar atento em quais são os métodos mais utilizados, se existe uma frequência de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, tipo de abordagem das perguntas, entre outros.

Conhecer uma banca pode trazer bons resultados, podemos nos deparar com as mesmas “pegadinhas” abordadas em provas anteriores e com isso evitar ansiedades, aumentando consequentemente seu domínio diante das questões.

Existem questões por exemplo que são divididas em diferentes blocos, essas mesmas questões podem ter pontuações diferentes, sabendo disso podemos aumentar a concentração nos estudos em relação a essas perguntas, começando também pelo bloco que possui as maiores pontuações, porque nosso celebro está com bastante energia no início da prova, deixando as questões mais fáceis para o final.

3. Desenvolva um planejamento de estudos

Disciplina nos estudos é um fator muito importante para se ter sucesso, sendo uma unanimidade entre os concurseiros de sucesso.

Antes de tudo faça uma análise de quanto tempo tem para estudar, se a sua agenda for corrida e tiver pouco tempo, tente traçar uma estratégia de mudança (se possível), para que o tempo dedicado apenas para seu estudo aumente.

Existe casos de pessoas que trabalham e consequentemente tem menos tempo de estudo. Outras estudantes possuem muito tempo durante o dia, mas cometem o erro de achar que tem um prazo longo, caindo depois na procrastinação e preguiça.

4. Tenha foco e coloque um objetivo

Aqui acontece muita confusão em vários participantes de concurso, onde eles fazem todo tipo de concurso que aparece.

Saiba que essas não é uma boa estratégia, pois a grande maioria dos concurseiros que passam, focam em um edital apenas ou em uma área de atuação. O foco é a melhor estratégia para se fazer nesse momento.

Veja Também:

Posso estudar de madrugada para concursos públicos?

O foco prioritário é estudar naquele concurso dos seus sonhos. Esqueça a ganancia de fazer um concurso que acabou de sair e não tem nenhuma identificação com o que você já vem estudando. Lembrando que esse é um erro crucial cometido pelos participantes.

Lembre-se sempre, se quiser um cargo de que goste, não fique parando para estudar outras áreas que não tem o mínimo a ver. Provavelmente não vai conseguir dominar os conteúdos do edital.

O que pode ser feito é realizar provas de concurso parecidos com o que já está estudando, mesmo com um ou outra matéria diferente.

5. Realize provas anteriores

Vale a pena destacar esse tipo de estratégia, isso provavelmente vai colocá-lo em um patamar profissional na área de concursos públicos. Você vai ficar mais familiarizado com qual é o estilo da banca, também passar um peso de como são as disciplinas e principalmente ter uma base do que vai cair nas provas.

Com uma experiência na prática, vamos tomar mais atenção em quais são as matérias mais importante e que merecem mais atenção.

Pode haver algumas mudanças no edital, mas na maioria das vezes a banca mante o mesmo, vale a pena dar um pouco atenção. Diferenças como a dificuldade e pontuação, mas nada que vai realmente lhe atrapalhar.

Conclusão

Espero que essas dicas tenham lhe ajudado. Abordando esses principais itens provavelmente você já se destaca diante de seus concorrentes, quando se tratando de preparação e estratégias de estudos.

Você quer um passo a passo já realizado por muitos alunos aprovados em concursos públicos, então não deixe de conferir como conseguir ser aprovado no concurso público em até um ano.

Como Estudar Para Concurso Público com 5 Dicas
Rate this post

Comments are closed.