Como Aumentar a Capacidade de Memorização Nos Estudos

Uma parte de tudo que estudamos fica alocada em uma área do nosso celebro. Esta parte que estamos falando é a memória, onde ela tem a capacidade de fixar, reter, dados e reconhecer fatos anteriores. Sem a memória, não seria possível aprender, raciocinar e pensar.

Para uma pessoa não ter nenhum problema e esquecer durante o processo de estudo, devemos atravessar três passos. Começando com a codificação das informações, o armazenamento e a recuperação. O último processo que é a recuperação, permite a pessoa acessar em qualquer momento as informações armazenadas. Por isso é de suma importância aprender sobre assunto em vez de apenas decorar.

Estudos revelam que informações decoradas ficam alocadas na memória de curto prazo, não ficando retida por um bom tempo. Já no caso de um estudante optar em aprender, o processo de armazenamento fica com a memória de longo prazo, onde a chances de recuperação de uma informação são bem maiores.

Confira todas as informações sobre Um Guia Completo Para Passar Em Concursos Públicos!

Essas atividades podem melhorar a capacidade de memória:

Como Aumentar a Capacidade de Memorização Nos Estudos

Realizar palavras-cruzadas.

Jogos voltados para Lógica.

Leitura e releitura.

Gráficos e árvores.

Resumos e esquemas.

Exercícios de questionário e raciocínio lógico.

Leia Também:

Quanto Tempo Posso Estudar Para Concursos Públicos?

Existe também uma estratégia simples, onde você vai usar a memória de curto prazo para depois passar para a de longo. Como exemplo, podemos citar a memorização do Artigo trinta e sete da constituição federal, que apresenta os princípios da Administração Pública. Use o código LIMPE, que cada uma das letras significa: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

Com o passar do tempo as pessoas vão alterando a habilidade de armazenar informações e codifica-las. No momento em que você se mantem estudando ao longo do tempo, cada vez mais informações vão ser retidas pelo celebro e suas chances de passar em um concurso são maiores.

O que não fazer durante o processo de memorização

A bebida alcoólica é algo que prejudica muito o estudante, tente ao máximo evita-la durante o período do início dos estudos até a prova, ou pelo menos antes da véspera do concurso. Ao ingerir o álcool, a pessoa fica desidratada, dificultando também a oxigenação do seu celebro, processo que é muito importante.

Evite uma má alimentação, consultando um nutricionista se desejar. Escolha alimentos ricos em potássio e ômega 3, que são ideais para a memória. Lembre-se de realizar exercícios físicos, que contribuem também para melhorar a capacidade de recuperação de memória.

Se você quer saber mais informações sobre um treinamento passo a passo para ser aprovado em concursos, então clique aqui!

Como Aumentar a Capacidade de Memorização Nos Estudos
Rate this post

Comments are closed.